O MÉTODO MAIS RÁPIDO PARA APRENDER INGLÊS

O MÉTODO MAIS RÁPIDO PARA APRENDER INGLÊS

AUDIO VISUAL X COMUNICATIVO

 

Olá pessoal!  hoje vamos falar sobre como aprender Inglês de forma rápida e com qualidade.

O método audiovisual introduzido nas didáticas de ensino de língua inglesa durante a segunda guerra mundial foi a forma mais rápida de aprender este idioma, inclusive salvou vidas de soldados que aprenderam Inglês em tempo recorde, porém com o passar do tempo linguistas observaram que faltava algo pois apenas decorar frases e pronunciar de maneira impecável não é o suficiente para se comunicar em Inglês principalmente num mundo globalizado onde precisamos interagir em Inglês em diferentes áreas sociais. Agora falamos da “fusão” dos métodos audiovisuais com o comunicativo.



Entenda a abaixo as principais características de cada um.

 

A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM

A audição é importante para a criança perceber o mundo à sua volta, mesmo ainda no útero, interage com a mãe por meio das conversas, fazendo-a viver emoções. Desde que nascemos somos estimulados a ouvir os sons da natureza, da música, dos animais, enfim, tudo isso resulta em aprendizagem, pois os sons representam coisas, tornando possível conhecer o mundo a nossa volta.

Isso é tão relevante que a criança com deficiência auditiva tem o desenvolvimento da fala comprometida. A facilidade da escola em adquirir recursos tecnológicos, como por exemplo, filmes, televisão, rádio, celular com câmera digital, os quais produzem áudios de excelente qualidade, desperta o interesse das crianças, estimulando-as a novas aprendizagens. Para Rosas e Behar (2011) o áudio leva o aluno pensar e refletir sobre o que ouve, construindo significados, produzindo sons, avaliando, tornando-o assim, um apreciador (que ouve conscientemente) e sujeito ativo no processo de aprendizagem.

O áudio constitui um rico objeto de aprendizagem que faz parte do cotidiano da criança, assim o professor pode mediar o ensino, ajudando o estudante a aprender, baseado em suas experiências cotidianas, emergindo como sujeito ativo No documento UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Francinaldo Mendes Nogueira (páginas 42-46) no processo educativo.

O aspecto auditivo da criança tem grande importância para a aprendizagem, porém pode-se perceber que na sala de aula nem todas as crianças aprendem da mesma forma, outras necessitam da memória visual. Desde a antiguidade que o homem registrava suas impressões nas cavernas, em uma tentativa de contar sua história, seus desenhos e pinturas tornaram-se elementos de divulgação do seu conhecimento. As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, nas cavernas. Enfim, o que se busca com isso é dizer que o homem, mesmo no período paleolítico já explorava o recurso visual para registrar seu modo de vida, suas experiências. Isso foi de grande relevância para que hoje pudéssemos conhecê-los melhor. Para Gomes (2005), as figuras rupestres talvez representem o mais remoto exemplo de que um registro impresso adquire preeminência sobre a oralidade, pelo fato de uma mensagem escrita permanecer o máximo possível em seu estado representativo original, suportando o tempo e condições naturais do ambiente, Galaxy Tab S8 5G: Compre agora O #GalaxyTabS8 5G está pronto para desafiar os limites da produtividade. Samsung Abrir permitindo que gerações milênios mais tarde apreciassem e tecessem conjecturas sobre uma forma social que não deixou outro vestígio em vida, assim como os homens primitivos fizeram ao registrar seu modo de vida.

Os tempos são outros, mas havemos de concordar que as imagens transportam os alunos para conhecer diferentes realidades, o impacto das imagens os convida para o exercício do pensar. Imaginemos uma aula baseada puramente na abstração, o quanto seria difícil a construção do conhecimento se não fossem utilizados os símbolos da escrita na aquisição da leitura. O som está intimamente ligado ao visual, ressalta-se porém que não se deve priorizar a importância de um sobre o outro, pelo contrário, deve-se aproximá-los, fundir onde um complementa o outro. “Hoje, sons e imagens se aproximam de tal maneira, fundindo-se quase à perda de suas especificidades, dando vida a uma nova linguagem audiovisual” (GOMES, 2005, p.60). O audiovisual é a fusão do áudio com o visual que torna o cinema, a televisão, os filmes tão atraentes para as crianças. No processo de ensino não é diferente, as aulas não podem ser tão somente audíveis nem apenas visuais e, sim manter um equilíbrio, ou melhor, deve-se valer de ambos, como por exemplo, aparecem nos vídeos.

A linguagem audiovisual, aquela que utiliza simultaneamente som e imagem, tal como o vídeo, tem o poder de desenvolver uma aprendizagem em que o aluno seja estimulado a vivenciar experiências que são comuns ao seu cotidiano como, por exemplo, ver televisão, com a qual a criança diariamente assiste e interage. Aprender com o uso de recursos audiovisuais exige interação entre a criança e o saber, os recursos audiovisuais permitem que o expectador vivencie emoções, se ponha no lugar de personagens, reflita, simule, sugira, critique, interprete, exerça os princípios que o conhecimento científico exige no processo de popularização da ciência. Vivendo num mundo multisemiótico, em que as cores, sons e imagens fazem parte do nosso dia a dia, constata-se a evidente necessidade de incorporar a linguagem audiovisual às atividades escolares nos espaços pedagógicos... Abre-se uma janela para o conhecimento, oportunizando novas práticas pedagógicas que auxiliam na modificação de aulas tradicionais em aulas inovadoras (BECKER, 2008). Os alunos interagem com as tecnologias disponíveis, comunicam-se, relacionam-se e interagem com a presença delas em seu cotidiano, as amizades passam de reais para virtuais, sua comunidade já não é aquela em que ele vive, muitas vezes encontram-se em um mesmo ambiente, mas não têm um contato físico para se comunicar , como acontece nas redes sociais.

Os estudantes estão cada vez mais conectados no mundo virtual, com as TCs e, a escola, muitas vezes, não consegue entender essa nova expectativa, muitas vezes faz o aluno perder o interesse pelos conteúdos escolares. Não que a escola tenha que se valer apenas dos espaços virtuais, mas necessita adequar-se aos novos tempos e utilizar os mecanismos tecnológicos disponíveis para tornar-se mais atraente. Nesse contexto, os vídeos, tal como os demais recursos digitais surgem como alternativas capazes de conduzir o aluno a um aprendizado de acordo com o que ele vivencia em sua realidade e espera encontrar nas salas de aula. A escolha da linguagem imagética como objeto da pesquisa se apresenta como um tema de extrema importância neste momento em que a formação dos alunos nas escolas básicas se vê diante de um dilema fundamental: os apelos imagéticos da sociedade midiática que são muito mais sedutores para os jovens em idade escolar da nossa sociedade do que os materiais didáticos apresentados a eles nas escolas, obrigando os educadores a pensarem, com urgência, na renovação de seus recursos didáticos como estratégia no processo ensino-aprendizagem (RODRIGUES e ANDRADE, 2008, p.04).

Um vídeo de divulgação científica possibilita inúmeras oportunidades para o professor explorar e construir conhecimentos, protagonizando pelos alunos com a ajuda das ferramentas utilizadas em seu cotidiano. O vídeo pode ser explorado em todos os níveis de ensino, especialmente no Ensino Fundamental, já que as escolas encontram-se atualmente em processo de informatização, por intermédio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional que objetiva promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica e tem fomentado a estrutura das escolas na aquisição de recursos tecnológicos, principalmente de computadores para contribuir com a melhoria do ensino.

 

 

ABORDAGEM COMUNICATIVA: O QUE É?

O aprendizado de línguas difere de outros tipos de aprendizados em virtude da sua natureza social e comunicativa. Por esse motivo, a Abordagem Comunicativa (ou Método Comunicativo) enfatiza a interação como meio de ensino e objetivo final.

Essa abordagem tem dois objetivos:

  1. tornar a competência comunicativa o objetivo do ensino de língua;
  2. desenvolver procedimentos para o ensino das quatro habilidades da língua que reconhecem a independência da linguagem e comunicação.

Para alcançar esses objetivos, é necessária a interação entre aluno e professor, bem como entre os alunos e seus colegas de turma.

Assim, a abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa apresenta caráter interacionista, isto é, enfatiza o uso da interação e da troca de informações entre os indivíduos para obter melhores resultados.

Características da abordagem comunicativa

Listamos abaixo algumas das principais características da abordagem comunicativa. Confira:

  • ênfase em aprender a se comunicar por meio da interação no idioma que se almeja (língua-alvo);
  • introdução de textos e discursos autênticos (reais) para a situação de aprendizagem;
  • intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para aprendizagem em sala de aula;
  • tentativa de ligar a aprendizagem de línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula (atividades para praticar inglês);
  • possibilidade dos alunos se concentrarem, não só na linguagem, mas também no próprio processo de aprendizagem.

Vantagens da abordagem comunicativa para o ensino de inglês

A abordagem comunicativa se baseia na realidade linguística do aluno e visa um equilíbrio comunicativo entre a língua em estudo e o aprendiz. Por isso, essa abordagem exige uma postura mais crítica e autônoma tanto do aluno quanto do professor.

Para que a aprendizagem do idioma ocorra por meio dessa metodologia, processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, não somente em conteúdos, mas principalmente nas técnicas usadas em sala de aula para que a comunicação efetivamente aconteça.

Nessa abordagem, busca-se compreender as quatro habilidades juntas. No entanto, uma vez necessário, há possibilidade de trabalhá-las separadamente, dependendo do objetivo do grupo e do professor.

Assim, uma das principais vantagens da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa é que os diálogos são essencialmente usados para a comunicação e não como mero instrumento de memorização de regras.

A habilidade linguística necessária para se comunicar no idioma é desenvolvida por meio da tentativa do aluno em se comunicar na língua, e assim, mediante tentativa e erro, ele consegue assimilar a comunicação com mais facilidade e rapidez.

Além disso, a abordagem comunicativa também torna a aula mais atrativa, afinal, abre espaço para interação entre os alunos, jogos e exposição a outras culturas.

Isso tudo faz com que o aluno aprenda a língua inglesa naturalmente, sem necessidade de um estudo estritamente formal, voltado às estruturas gramaticais.


Não esqueça que @INGLESCOMODAN te ajuda sempre da maneira mais rápida e eficaz.

Acesse o link abaixo e saiba mais:

www.inglescomodan.com


 Links de acesso originais:

A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM - O USO DO VÍDEO PARA A DIVULGAÇÃO DO CONHECIME (1library.org)

Abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: 7 dicas (flexge.com)



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