O MÉTODO MAIS RÁPIDO PARA APRENDER INGLÊS
O MÉTODO MAIS RÁPIDO PARA APRENDER INGLÊS
AUDIO VISUAL X COMUNICATIVO
Olá
pessoal! hoje vamos falar sobre como
aprender Inglês de forma rápida e com qualidade.
O
método audiovisual introduzido nas didáticas de ensino de língua inglesa durante
a segunda guerra mundial foi a forma mais rápida de aprender este idioma,
inclusive salvou vidas de soldados que aprenderam Inglês em tempo recorde, porém
com o passar do tempo linguistas observaram que faltava algo pois apenas
decorar frases e pronunciar de maneira impecável não é o suficiente para se
comunicar em Inglês principalmente num mundo globalizado onde precisamos
interagir em Inglês em diferentes áreas sociais. Agora falamos da “fusão” dos
métodos audiovisuais com o comunicativo.
Entenda
a abaixo as principais características de cada um.
A LINGUAGEM AUDIOVISUAL
NA APRENDIZAGEM
A audição é importante para a criança
perceber o mundo à sua volta, mesmo ainda no útero, interage com a mãe por meio
das conversas, fazendo-a viver emoções. Desde que nascemos somos estimulados a
ouvir os sons da natureza, da música, dos animais, enfim, tudo isso resulta em
aprendizagem, pois os sons representam coisas, tornando possível conhecer o
mundo a nossa volta.
Isso é tão relevante que a criança
com deficiência auditiva tem o desenvolvimento da fala comprometida. A
facilidade da escola em adquirir recursos tecnológicos, como por exemplo,
filmes, televisão, rádio, celular com câmera digital, os quais produzem áudios
de excelente qualidade, desperta o interesse das crianças, estimulando-as a
novas aprendizagens. Para Rosas e Behar (2011) o áudio leva o aluno pensar e
refletir sobre o que ouve, construindo significados, produzindo sons,
avaliando, tornando-o assim, um apreciador (que ouve conscientemente) e sujeito
ativo no processo de aprendizagem.
O áudio constitui um rico objeto de
aprendizagem que faz parte do cotidiano da criança, assim o professor pode
mediar o ensino, ajudando o estudante a aprender, baseado em suas experiências
cotidianas, emergindo como sujeito ativo No documento UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
AMAZONAS-UEA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA Francinaldo Mendes Nogueira (páginas 42-46) no processo
educativo.
O aspecto auditivo da criança tem
grande importância para a aprendizagem, porém pode-se perceber que na sala de
aula nem todas as crianças aprendem da mesma forma, outras necessitam da
memória visual. Desde a antiguidade que o homem registrava suas impressões nas
cavernas, em uma tentativa de contar sua história, seus desenhos e pinturas
tornaram-se elementos de divulgação do seu conhecimento. As mais antigas
figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, nas
cavernas. Enfim, o que se busca com isso é dizer que o homem, mesmo no período
paleolítico já explorava o recurso visual para registrar seu modo de vida, suas
experiências. Isso foi de grande relevância para que hoje pudéssemos conhecê-los
melhor. Para Gomes (2005), as figuras rupestres talvez representem o mais
remoto exemplo de que um registro impresso adquire preeminência sobre a
oralidade, pelo fato de uma mensagem escrita permanecer o máximo possível em
seu estado representativo original, suportando o tempo e condições naturais do
ambiente, Galaxy Tab S8 5G: Compre agora O #GalaxyTabS8 5G está pronto para
desafiar os limites da produtividade. Samsung Abrir permitindo que gerações
milênios mais tarde apreciassem e tecessem conjecturas sobre uma forma social
que não deixou outro vestígio em vida, assim como os homens primitivos fizeram
ao registrar seu modo de vida.
Os tempos são outros, mas havemos de
concordar que as imagens transportam os alunos para conhecer diferentes
realidades, o impacto das imagens os convida para o exercício do pensar.
Imaginemos uma aula baseada puramente na abstração, o quanto seria difícil a
construção do conhecimento se não fossem utilizados os símbolos da escrita na
aquisição da leitura. O som está intimamente ligado ao visual, ressalta-se
porém que não se deve priorizar a importância de um sobre o outro, pelo
contrário, deve-se aproximá-los, fundir onde um complementa o outro. “Hoje,
sons e imagens se aproximam de tal maneira, fundindo-se quase à perda de suas
especificidades, dando vida a uma nova linguagem audiovisual” (GOMES, 2005,
p.60). O audiovisual é a fusão do áudio com o visual que torna o cinema, a
televisão, os filmes tão atraentes para as crianças. No processo de ensino não
é diferente, as aulas não podem ser tão somente audíveis nem apenas visuais e,
sim manter um equilíbrio, ou melhor, deve-se valer de ambos, como por exemplo,
aparecem nos vídeos.
A linguagem audiovisual, aquela que
utiliza simultaneamente som e imagem, tal como o vídeo, tem o poder de
desenvolver uma aprendizagem em que o aluno seja estimulado a vivenciar
experiências que são comuns ao seu cotidiano como, por exemplo, ver televisão,
com a qual a criança diariamente assiste e interage. Aprender com o uso de
recursos audiovisuais exige interação entre a criança e o saber, os recursos
audiovisuais permitem que o expectador vivencie emoções, se ponha no lugar de
personagens, reflita, simule, sugira, critique, interprete, exerça os
princípios que o conhecimento científico exige no processo de popularização da
ciência. Vivendo num mundo multisemiótico, em que as cores, sons e imagens
fazem parte do nosso dia a dia, constata-se a evidente necessidade de
incorporar a linguagem audiovisual às atividades escolares nos espaços
pedagógicos... Abre-se uma janela para o conhecimento, oportunizando novas
práticas pedagógicas que auxiliam na modificação de aulas tradicionais em aulas
inovadoras (BECKER, 2008). Os alunos interagem com as tecnologias disponíveis,
comunicam-se, relacionam-se e interagem com a presença delas em seu cotidiano,
as amizades passam de reais para virtuais, sua comunidade já não é aquela em
que ele vive, muitas vezes encontram-se em um mesmo ambiente, mas não têm um
contato físico para se comunicar , como acontece nas redes sociais.
Os estudantes estão cada vez mais
conectados no mundo virtual, com as TCs e, a escola, muitas vezes, não consegue
entender essa nova expectativa, muitas vezes faz o aluno perder o interesse
pelos conteúdos escolares. Não que a escola tenha que se valer apenas dos
espaços virtuais, mas necessita adequar-se aos novos tempos e utilizar os
mecanismos tecnológicos disponíveis para tornar-se mais atraente. Nesse
contexto, os vídeos, tal como os demais recursos digitais surgem como
alternativas capazes de conduzir o aluno a um aprendizado de acordo com o que
ele vivencia em sua realidade e espera encontrar nas salas de aula. A escolha
da linguagem imagética como objeto da pesquisa se apresenta como um tema de
extrema importância neste momento em que a formação dos alunos nas escolas
básicas se vê diante de um dilema fundamental: os apelos imagéticos da
sociedade midiática que são muito mais sedutores para os jovens em idade
escolar da nossa sociedade do que os materiais didáticos apresentados a eles nas
escolas, obrigando os educadores a pensarem, com urgência, na renovação de seus
recursos didáticos como estratégia no processo ensino-aprendizagem (RODRIGUES e
ANDRADE, 2008, p.04).
Um vídeo de divulgação científica
possibilita inúmeras oportunidades para o professor explorar e construir
conhecimentos, protagonizando pelos alunos com a ajuda das ferramentas
utilizadas em seu cotidiano. O vídeo pode ser explorado em todos os níveis de
ensino, especialmente no Ensino Fundamental, já que as escolas encontram-se
atualmente em processo de informatização, por intermédio do Programa Nacional
de Tecnologia Educacional que objetiva promover o uso pedagógico da informática
na rede pública de educação básica e tem fomentado a estrutura das escolas na
aquisição de recursos tecnológicos, principalmente de computadores para
contribuir com a melhoria do ensino.
ABORDAGEM
COMUNICATIVA: O QUE É?
O aprendizado de línguas difere de outros tipos de
aprendizados em virtude da sua natureza social e comunicativa.
Por esse motivo, a Abordagem Comunicativa (ou Método Comunicativo) enfatiza a interação como meio de ensino e objetivo final.
Essa abordagem tem dois objetivos:
- tornar a
competência comunicativa o objetivo do ensino de língua;
- desenvolver
procedimentos para o ensino das quatro habilidades da língua que
reconhecem a independência da linguagem e comunicação.
Para alcançar esses objetivos, é necessária a
interação entre aluno e professor, bem como entre os alunos e seus colegas de turma.
Assim, a abordagem comunicativa no
ensino da língua inglesa apresenta caráter interacionista, isto é, enfatiza o uso da interação e
da troca de informações entre os indivíduos para obter melhores resultados.
Características da
abordagem comunicativa
Listamos abaixo algumas das principais
características da abordagem comunicativa. Confira:
- ênfase em aprender a se comunicar
por meio da interação no idioma que se almeja (língua-alvo);
- introdução de textos e discursos
autênticos (reais) para a situação de aprendizagem;
- intensificação das próprias
experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição
para aprendizagem em sala de aula;
- tentativa de ligar a aprendizagem de
línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula
(atividades para praticar inglês);
- possibilidade dos alunos se
concentrarem, não só na linguagem, mas também no próprio processo de
aprendizagem.
Vantagens
da abordagem comunicativa para o ensino de inglês
A abordagem comunicativa se baseia na
realidade linguística do aluno e visa um equilíbrio comunicativo entre a língua
em estudo e o aprendiz. Por isso, essa abordagem exige uma postura mais crítica
e autônoma tanto do aluno quanto do professor.
Para que a aprendizagem do idioma ocorra por meio
dessa metodologia, o processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno,
não somente em conteúdos, mas principalmente nas técnicas
usadas em sala de aula para que a comunicação efetivamente aconteça.
Nessa abordagem, busca-se compreender as quatro
habilidades juntas. No entanto, uma vez necessário, há possibilidade de
trabalhá-las separadamente, dependendo do objetivo do grupo e do professor.
Assim, uma das principais vantagens da abordagem
comunicativa no ensino da língua inglesa é que os diálogos são essencialmente
usados para a comunicação e não como mero instrumento de memorização de regras.
A habilidade linguística necessária para se comunicar
no idioma é desenvolvida por meio da tentativa do aluno em se comunicar na
língua, e assim, mediante tentativa e erro, ele consegue assimilar
a comunicação com mais facilidade e rapidez.
Além disso, a abordagem comunicativa também torna a
aula mais atrativa, afinal, abre espaço para interação entre os alunos, jogos e
exposição a outras culturas.
Isso tudo faz com que o aluno aprenda a língua
inglesa naturalmente, sem necessidade de um estudo estritamente formal, voltado
às estruturas gramaticais.
Não esqueça que @INGLESCOMODAN te ajuda sempre da maneira mais rápida e eficaz.
Acesse o link abaixo e saiba mais:
Abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa: 7 dicas (flexge.com)
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