DEVEMOS ESTUDAR INGLÊS OU MANDARIM

 Marcos Troyjo: Devemos estudar inglês ou mandarim?

Naturalmente, a impressionante escalada chinesa repercute na maneira como as pessoas estão se preparando para a economia global

Por Augusto Nunes em VEJA

Em algum momento entre 2025 e 2030, o PIB nominal da China deverá superar o dos EUA. A economia chinesa será a maior do planeta. O fato antecipará em cerca de 20 anos as previsões de Jim O’Neill.

Em algum momento entre 2025 e 2030, o PIB nominal da China deverá superar o dos EUA. A economia chinesa será a maior do planeta. O fato antecipará em cerca de 20 anos as previsões de Jim O’Neill, criador do acrônimo “Brics”. Ele apostara inicialmente que o “C” da sigla superaria a economia norte-americana em 2047.

Quando, na próxima década a China superar em tamanho a economia dos EUA, observaremos um eclipse bem raro. Chegará ao fim uma primazia que vem desde 1880, quando os EUA ultrapassaram a econômia britânica.Quando isso ocorrer, o acontecimento virá revestido de significado. Até a Revolução Industrial desencadear inéditas forças produtivas, sobretudo a partir de meados do século 18, a China era a maior economia do mundo. 

À época, a Rainha Vitória regia um império “sobre o qual o Sol jamais se punha”. O inquilino da Casa Branca era o pouco conhecido Rutherford Hayes. Naturalmente, essa impressionante escalada chinesa repercute na maneira como as pessoas estão se preparando para a economia global. 

Quando eu era estudante no ensino médio, fiz intercâmbio numa high school americana. Jamais, há 30 anos, passaria pela minha cabeça ou de minha família estudar na China ou aprender mandarim. 

Apenas para ficar no caso de nosso país, é importante reconhecer que desde tenra idade alguns pais já colocam suas crianças para aprender os rudimentos de mandarim, com a mesma convicção e naturalidade que até há um tempo se fazia, por exemplo, com o francês ou o alemão. Muitas escolas de elite em nível fundamental passaram também a oferecer o mandarim como diferencial atrativo. 

Nos cursos de bacharelado em relações internacionais — os mais disputados da área de humanas— é que crescente o número daqueles que estudam mandarim. Mais que isso, querem fazer intercâmbio na China. Desejam estagiar e trabalhar em empresas chinesas.


Extraído de (leia completo e original no site a seguir):  https://veja.abril.com.br/coluna/augusto-nunes/marcos-troyjo-devemos-estudar-ingles-ou-mandarim/ 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 Formas de Pedir Ovo em Inglês

COMO ATORES APRENDEM INGLÊS RÁPIDO

QUAIS OS PAÍSES DO MUNDO QUE FALAM INGLÊS - GLOBALIZAÇÃO